Pular para o conteúdo principal

Frustração

Em tempos onde só se pode divulgar o sucesso, a frustração é um sentimento que todos querem evitar. Ela nos faz recordarmos das nossas limitações, de que não somos tão bons quanto gostaríamos e nem somos capazes de vencer tanto quanto desejamos. Ela é um lembrete constante da nossa finitude, nossa incapacidade de determos o controle total sobre aquilo que se passa em nossas vidas e à nossa volta.
Nos frustramos por não obtermos tudo o que desejamos, por não vencermos todas as disputas nas quais nos envolvemos, por não obtermos o reconhecimento por aquilo que fazemos, por não termos tempo suficiente para nos dedicarmos às pessoas e às atividades que prezamos. Enfim, nos frustramos por tudo aquilo que escapa entre nossos dedos sem que sejamos capazes de segurá-lo de alguma forma.
Nos culpamos mesmo tendo em mente que muitas dessas vezes não tínhamos condições de garantir o sucesso. Nos culpamos porque de alguma forma sentimos que o resultado deveria ser diferente e não conseguimos fazer com que ele fosse da maneira como gostaríamos. Nos martirizamos mesmo sem ter certeza de que se realmente havia alguma maneira de fazer com que o desfecho fosse outro. É só olharmos para trás que aquela sensação está lá, nos perseguindo como um cachorro desobediente que, por mais que o tentemos afastar, ele sempre nos espreita ao longe. E sempre abana o rabo quando olhamos, na esperança de que desistamos de repeli-lo e resolvamos deixar com que ele caminhe ao nosso lado.
No entanto o nosso orgulho sempre é mais forte, e nos recusamos a admitir essa sombra a nos acompanhar. Tentamos transmitir uma imagem de seres completos e perfeitos, satisfeitos conosco mesmos e com a vida que levamos. Queremos ser dignos de inveja, nunca de compaixão. E como caracóis, criamos uma carapaça espessa para disfarçar o nosso frágil interior, esperando que as intempéries da vida não nos atinjam ali dentro do abrigo que para nós construímos.
Temos medo de não conseguir alcançar aquilo que desejamos. E temos ainda mais medo de não merecer alcançar aquilo que desejamos. E esse último traço é sempre marcante na frustração, a sensação de que nosso fracasso se dá por causa da nossa incapacidade ou falta de merecimento. A sensação constante de que somos os culpados pelo fracasso, que não somos bons o suficiente para que as coisas deem certo para nós. Uma parte de nós se sente vítima, a outra se sente culpada, e as duas se atacando mutuamente provocam um colapso na nossa personalidade. O que acontece daí por diante vai depender da postura de cada um. Alguns se apegam ao que encontram ao seu alcance e tentam escapar, outros se entregam e deixam que essa correnteza os leve para sabe-se lá onde.
Não fomos educados para lidar com as frustrações, talvez por isso nos seja tão penoso sair desse tipo de situação fazendo da perda algo construtivo. Isso exige um amadurecimento que leva um bom tempo para se construir. A capacidade de transmutação ainda é timidamente exercitada pelas pessoas em geral. A resiliência é uma habilidade ainda pouco desenvolvida e que não possui receita pronta para que se a adquira.

Nos falta também uma boa dose de perdão para nos aceitarmos como somos e pelos males que nos autoinfligimos. E por fim uma injeção extra de amor para que nos olhemos com compaixão e sejamos capazes de buscarmos o nosso autoaperfeiçoamento sem nos cobrarmos demais por causa das nossas limitações.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que o diferente incomoda?

Vivemos em um mundo globalizado, nitidamente multicultural, multifacetado, onde diversas perspectivas e visões de mundo interagem o tempo todo. Convivemos o tempo todo com pessoas que possuem gostos, preferências, ideias, visões de mundo muito diferentes das nossas e muitas vezes até batemos no peito para enfatizar a “beleza” dessa diferença entre as pessoas. Mas será que esse discurso de exaltação da diferença é mesmo genuíno? A diferença é para nós o tempero que deixa a vida mais saborosa ou aquilo que justamente amarga as nossas bocas e nos tira o bom humor? Quando se pensa nas intermináveis guerras de torcida, acusações entre as igrejas e seus membros sobre qual seria a “mais verdadeira”, a que não “serve ao inimigo”, e outras alegações afins, nos partidos políticos que não se entendem e elevam suas divergências para além do bem da população pela qual deveriam zelar, além de outros tipos de preconceitos quanto ao gosto musical, estilo de se vestir, classe social, cor de pele, orie

Viver é caminhar no escuro

A vida não vem com um manual de instruções. Bem que gostaríamos que ela viesse, mas ela não vem. Por isso passamos boa parte de nossa existência pura e simplesmente tentando achar um sentido para direcionar as nossas forças e energias. Temos necessidade de verdades, de explicações que nos pareçam indubitáveis e confiáveis para guiar os nossos passos. No entanto, a vida parece sentir prazer em nos deixar sempre com uma certa desconfiança a respeito de tudo o que nos cerca e de todas as explicações que nos são apresentadas. Viver é caminhar no escuro, e cada explicação é uma lanterna que nos mostra uma possibilidade de sentido. Porém, cada lanterna possui uma coloração diferente e pinta o mundo que nos apresenta com nuances que não sabemos até que ponto refletem as características desse mundo ou da própria luz por ela emanada. A explicação não só desvenda a realidade, ela também a constrói a sua maneira e de acordo com a sua própria lógica. A lógica da explicação seria a mesma da rea

O animal e a linguagem

Aristóteles definiu o ser humano como um animal racional e dotado de linguagem. A questão de ser racional já foi amplamente explorada e mesmo utilizada para colocar a nossa espécie como superior ao resto dos animais, mas o segundo aspecto da definição aristotélica ainda é pouco considerado e não goza do mesmo grau de importância atribuído ao primeiro. Para o filósofo, a linguagem permite aos homens deliberar sobre o certo e o errado, o justo e o injusto. Desta forma, a linguagem permitiria aos seres racionais trocarem percepções entre si e construírem juntos um mundo comum que pudesse trazer o convívio harmônico e, com isso, a sociedade ideal. Infelizmente esse fator tão preponderante no ser humano não foi tratado com toda a seriedade com que se tratou a racionalidade durante todo o nosso progresso histórico. Se a racionalidade, aliada à técnica, construiu maravilhas e mesmo aberrações que ao mesmo tempo nos enchem de admiração e temor, com a linguagem parece que ainda estamos enga