Pular para o conteúdo principal

Zona de Conforto e Zona de Risco

Abandonar a zona de conforto virou um grande jargão ultimamente, utilizado em larga escala tanto no sentido profissional quanto no pessoal. Todos os gurus, coaches e conselheiros em geral, de qualquer especialidade, recomendam. O discurso já está tão introjetado nas pessoas que ninguém mais parece discordar que isso seja algo positivo e que auxilia as pessoas a se tornarem melhores no que quer que seja. No entanto, o efetivo exercício de sair dessa zona que nos parece tão cara, por mais que a ela sempre nos refiramos negativamente, é algo bem mais complicado do que pode aparentar a princípio.
A zona de conforto é a nossa área de segurança, o conhecido, onde estamos estabelecidos e nos sentimos de certa forma no controle. Não significa que seja algo que nos faça bem ou que gostemos de estar nela, mas sim uma situação onde podemos prever os eventos, mesmo que negativos. E deter um certo grau de compreensão a respeito daquilo que se refere a nós e ao nosso mundo nos é muito agradável, dá-nos a impressão de que podemos antever os acontecimentos e, desta forma, coloca um chão firme sobre os nossos pés. Ninguém gosta de caminhar sobre um solo movediço.
Por outro lado, pode nos causar a sensação de estagnação, de angústia, de que não se está realmente vivendo. A zona de conforto, para quem possui um espírito menos acomodado pode ocasionar a sensação de que a vida não está sendo vivida em sua plenitude, que ela deveria ser mais do que o pequeno espaço onde tudo pode ser de alguma forma racionalizado e tornado previsível. E é aproveitando-se dessa insatisfação ou procurando produzi-la que atualmente se estimula tanto o abandono dessa região para alça voos mais longos e ousados.
Porém, deixar a zona de conforto é automaticamente se colocar em uma espécie de zona de risco. A zona de risco é a situação em que o conforto é abandonada ou retirada do indivíduo. Suas certezas, sua segurança e sua forma de conceber as coisas e as relações interpessoais são colocadas em cheque e pedem alterações, na maioria das vezes bruscas e significativas. Desta forma, a intenção é permitir uma vivência mais efetiva das oscilações da vida, seu aspecto imprevisto e trágico. Aceitar essa condição é lançar no desconhecido, na aventura e no desafio.
Entretanto isso não traz apenas sensações agradáveis. Pode acarretar também a falta de referências, de pertença, de um “porto seguro”. O desamparo de quem abandonou uma segurança para a qual não pode mais voltar em busca de um objetivo que talvez não venha a alcançar. Estar em um solo que não oferece firmeza é uma tarefa que exige um grau de autocontrole e perseverança que nem todos são capazes de ter.
Por isso é fácil perceber que por mais que as pessoas sejam unânimes em dizer que seja algo positivo abandonar a zona de conforto, poucos se aventuram realmente para fora de seu espaço conhecido em busca de objetivos mais elevados. E que muitos que o fazem acabam por se perderem na travessia por falta de requisitos para concretizar tal feito. Outros ainda tentam retornar com os rabos entre as pernas para a antiga segurança, na esperança de reavê-la, amaldiçoando o dia em que se perderam em devaneios em busca de sonhos que não eram para si. Esses últimos, rebatendo os profetas da mudança, subirão também em algum palanque para dar testemunho do quanto essas ideias são perniciosas, estimulando as pessoas ao abandono do bom caminho para perseguir nuvens que simplesmente os desviarão do rumo correto.
A situação é complexa e ambas as partes possuem uma certa verdade no que dizem. A mudança constante impede vínculos efetivos e provoca uma sensação de se estar sem raízes, no campo das relações humanas isso pode ser bastante prejudicial. Já no campo científico, cognitivo e naqueles que demandam maior atitude para atingir metas e objetivos a estagnação é sinônimo de atraso, retrocesso e tende a atrapalhar a quem não se dispõe a se mobilizar.
Em geral as pessoas sofrem com esse dilema, e sofrem principalmente por não terem a habilidade de estabelecer quais são os temas em que se deve levar em consideração a zona de conforto ou a zona de risco. Se arriscam em questões em que deveriam buscar conservar o modelo, a forma consolidada, e se acomodam em situações que demandam mais atitude e a coragem de aceitar o novo. Mas no fundo ninguém pode ser cobrado além de suas limitações, a vida não vem com um manual de instruções. E ao contrário do que apregoam os gurus e coaches, as questões são bem mais difíceis de se analisar do que parecem e alcançar o equilíbrio não é tarefa que se cumpre efetivamente de primeira.

Caminhamos no escuro por uma trilha que não podemos enxergar, ouvindo vozes de todos os lados nos chamando tomar as mais variadas direções, e outras ainda nos dizendo para permanecer no mesmo lugar onde nos encontramos porque qualquer movimento é perigoso. O único método à disposição é o da “tentativa e erro”. O medo de errar gera estagnação, escolhas erradas geram também, ou então a intemperança que nos faz agir impulsivamente o tempo todo sem pesar as possíveis consequências. Nesse momento o único consolo que vem à mente é a frase do personagem Riobaldo, em Grande Sertão: Veredas: “viver é um negócio perigoso”. A frase não resolve o problema, mas esclarece o contexto para quem ainda não entendeu.

Comentários

  1. Parabéns!!!! Seu artigo maravilhoso, pena que muitas pessoas não deixam a zona de conforto para vivenciar o novo, creio que o novo é algo que exige muito equilíbrio mental e motivação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que o diferente incomoda?

Vivemos em um mundo globalizado, nitidamente multicultural, multifacetado, onde diversas perspectivas e visões de mundo interagem o tempo todo. Convivemos o tempo todo com pessoas que possuem gostos, preferências, ideias, visões de mundo muito diferentes das nossas e muitas vezes até batemos no peito para enfatizar a “beleza” dessa diferença entre as pessoas. Mas será que esse discurso de exaltação da diferença é mesmo genuíno? A diferença é para nós o tempero que deixa a vida mais saborosa ou aquilo que justamente amarga as nossas bocas e nos tira o bom humor? Quando se pensa nas intermináveis guerras de torcida, acusações entre as igrejas e seus membros sobre qual seria a “mais verdadeira”, a que não “serve ao inimigo”, e outras alegações afins, nos partidos políticos que não se entendem e elevam suas divergências para além do bem da população pela qual deveriam zelar, além de outros tipos de preconceitos quanto ao gosto musical, estilo de se vestir, classe social, cor de pele, orie

Viver é caminhar no escuro

A vida não vem com um manual de instruções. Bem que gostaríamos que ela viesse, mas ela não vem. Por isso passamos boa parte de nossa existência pura e simplesmente tentando achar um sentido para direcionar as nossas forças e energias. Temos necessidade de verdades, de explicações que nos pareçam indubitáveis e confiáveis para guiar os nossos passos. No entanto, a vida parece sentir prazer em nos deixar sempre com uma certa desconfiança a respeito de tudo o que nos cerca e de todas as explicações que nos são apresentadas. Viver é caminhar no escuro, e cada explicação é uma lanterna que nos mostra uma possibilidade de sentido. Porém, cada lanterna possui uma coloração diferente e pinta o mundo que nos apresenta com nuances que não sabemos até que ponto refletem as características desse mundo ou da própria luz por ela emanada. A explicação não só desvenda a realidade, ela também a constrói a sua maneira e de acordo com a sua própria lógica. A lógica da explicação seria a mesma da rea

O animal e a linguagem

Aristóteles definiu o ser humano como um animal racional e dotado de linguagem. A questão de ser racional já foi amplamente explorada e mesmo utilizada para colocar a nossa espécie como superior ao resto dos animais, mas o segundo aspecto da definição aristotélica ainda é pouco considerado e não goza do mesmo grau de importância atribuído ao primeiro. Para o filósofo, a linguagem permite aos homens deliberar sobre o certo e o errado, o justo e o injusto. Desta forma, a linguagem permitiria aos seres racionais trocarem percepções entre si e construírem juntos um mundo comum que pudesse trazer o convívio harmônico e, com isso, a sociedade ideal. Infelizmente esse fator tão preponderante no ser humano não foi tratado com toda a seriedade com que se tratou a racionalidade durante todo o nosso progresso histórico. Se a racionalidade, aliada à técnica, construiu maravilhas e mesmo aberrações que ao mesmo tempo nos enchem de admiração e temor, com a linguagem parece que ainda estamos enga