Pular para o conteúdo principal

Onde há um motivo, tudo passa a ser permitido

A política e a religião evidenciam algumas das piores facetas do ser humano. A justificativa para viver e uma verdade indubitável na qual se amparar também acabam por definir bons motivos para matar e outros tantos para se desmerecer e hostilizar o outro. A convicção de pertencer ao lado correto, o lado do bem, o verdadeiro, tranqüiliza a mente das pessoas para as maiores barbaridades. O homem geralmente não tem medo de praticar atrocidades, ele tem medo é da consciência pesada. Havendo um bom motivo, a consciência se apascenta e ele é capaz de conviver consigo mesmo independentemente dos atos praticados.
Desde os homens-bomba aos nazistas, dos supremacistas raciais aos paladinos da liberdade em geral, sejam eles de direita ou esquerda, em todos os casos o que se percebe claramente é a ilusão de verdade. Aquela ilusão que a tudo justifica, que transforma a maldade em justa motivação. Qualquer ato encontra algum tipo de justificação que se julga coerente.
Obviamente existem inúmeras formas de maldade, mas nenhuma que se iguale àquelas praticadas por aqueles que se amparam em motivos religiosos ou políticos, pois como se tratam de motivos estruturantes, que dão sentido à vida das pessoas e as direcionam em praticamente todos os aspectos de suas vidas, oferecem um roteiro completo para dar sentido às suas vidas e uma explicação para cada coisa que ela ocorre. Por essa mesma causa, quando uma ideologia dessas inclui de alguma forma a anulação do outro e sua importância enquanto ser humano, dificilmente se encontra algum tipo de oposição consistente por parte daqueles que participam do grupo.
A pluralidade de pensamentos, linhas filosóficas, políticas e religiosas ajuda a manter o equilíbrio entre as polaridades opostas, colocando as diferenças em debate e estimulando a tolerância. No entanto, onde qualquer uma delas se torna preponderante e majoritária, raramente não se torna tirana em relação às demais. O poder potencializa e autoriza aquilo que de outra forma não seria possível realizar. Aí é que muitas vezes se inicia a jornada de aniquilação do outro, do contraditório.
Nesses momentos, percebemos que aquilo a que se chama de “bem”, de “sociedade ideal”, na verdade é interpretado da maneira mais simplista e pouco civilizada possível. Ela é a expressão da barbárie e da tentativa de anulação do outro por todos os meios possíveis e imagináveis, sem nenhuma característica de elevação espiritual ou moral, pois como o outro é considerado inimigo e obstáculo ao mundo ideal a que se almeja, ele pode ser tratado com todo o desprezo que se atribui a uma coisa das mais odiosas. E colando-se nele o rótulo de empecilho ao mundo perfeito, ele pode ser objeto de toda e qualquer atitude grotesca sem que se sinta qualquer tipo de remorso. E ainda mais, muitas vezes o que se estimula é o orgulho por se estar praticando com ele esse tipo de coisa.

Novamente, é necessário ressaltar que existem muitos motivos para que as pessoas se odeiem e façam mal umas às outras, mas em nenhum além dos casos citados a pessoa é capaz de voltar para casa e junto dos seus entes queridos com sangue nas mãos e ao mesmo tempo com uma sensação de dever cumprido e de ter prestado um grande serviço à sua nação ou ao seu deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que o diferente incomoda?

Vivemos em um mundo globalizado, nitidamente multicultural, multifacetado, onde diversas perspectivas e visões de mundo interagem o tempo todo. Convivemos o tempo todo com pessoas que possuem gostos, preferências, ideias, visões de mundo muito diferentes das nossas e muitas vezes até batemos no peito para enfatizar a “beleza” dessa diferença entre as pessoas. Mas será que esse discurso de exaltação da diferença é mesmo genuíno? A diferença é para nós o tempero que deixa a vida mais saborosa ou aquilo que justamente amarga as nossas bocas e nos tira o bom humor? Quando se pensa nas intermináveis guerras de torcida, acusações entre as igrejas e seus membros sobre qual seria a “mais verdadeira”, a que não “serve ao inimigo”, e outras alegações afins, nos partidos políticos que não se entendem e elevam suas divergências para além do bem da população pela qual deveriam zelar, além de outros tipos de preconceitos quanto ao gosto musical, estilo de se vestir, classe social, cor de pele, orie

Viver é caminhar no escuro

A vida não vem com um manual de instruções. Bem que gostaríamos que ela viesse, mas ela não vem. Por isso passamos boa parte de nossa existência pura e simplesmente tentando achar um sentido para direcionar as nossas forças e energias. Temos necessidade de verdades, de explicações que nos pareçam indubitáveis e confiáveis para guiar os nossos passos. No entanto, a vida parece sentir prazer em nos deixar sempre com uma certa desconfiança a respeito de tudo o que nos cerca e de todas as explicações que nos são apresentadas. Viver é caminhar no escuro, e cada explicação é uma lanterna que nos mostra uma possibilidade de sentido. Porém, cada lanterna possui uma coloração diferente e pinta o mundo que nos apresenta com nuances que não sabemos até que ponto refletem as características desse mundo ou da própria luz por ela emanada. A explicação não só desvenda a realidade, ela também a constrói a sua maneira e de acordo com a sua própria lógica. A lógica da explicação seria a mesma da rea

O ENEM e a nossa falta de educação

O ENEM 2015 despertou algumas questões latentes em nossa sociedade e que, como é hábito em nossa cultura, sempre empurramos para debaixo do tapete os postergamos o seu enfrentamento à luz de um debate mais aprofundado. Para além da discussão sobre a igualdade de gênero e da violência contra a mulher, também se fez nítida a percepção sobre o quanto os nossos representantes, tanto políticos quanto religiosos, tanto quanto a população em geral estão pouco embasados para debater de forma madura e saudável os temas elencados. O que mais choca nas discussões a respeito da necessidade ou não de se abordar este tema na avaliação ou do uso político que dele possa se ter feito não é a abordagem passional que se vê nas ruas ou na Internet, visto que são lugares onde não se espera muito de quem emite seu parecer a respeito disso. O que mais provoca desalento de ambos os lados é ver supostos intelectuais ou pessoas que deveriam ter um conhecimento além do senso comum a respeito do tema digladia