Pular para o conteúdo principal

O ENEM e a nossa falta de educação

O ENEM 2015 despertou algumas questões latentes em nossa sociedade e que, como é hábito em nossa cultura, sempre empurramos para debaixo do tapete os postergamos o seu enfrentamento à luz de um debate mais aprofundado. Para além da discussão sobre a igualdade de gênero e da violência contra a mulher, também se fez nítida a percepção sobre o quanto os nossos representantes, tanto políticos quanto religiosos, tanto quanto a população em geral estão pouco embasados para debater de forma madura e saudável os temas elencados.
O que mais choca nas discussões a respeito da necessidade ou não de se abordar este tema na avaliação ou do uso político que dele possa se ter feito não é a abordagem passional que se vê nas ruas ou na Internet, visto que são lugares onde não se espera muito de quem emite seu parecer a respeito disso. O que mais provoca desalento de ambos os lados é ver supostos intelectuais ou pessoas que deveriam ter um conhecimento além do senso comum a respeito do tema digladiando sem muitos argumentos além daqueles que se percebe na multidão em geral, ou seja, estamos muito mal no que ser refere a representantes.
A falta de uma boa formação, que se ressalta o tempo todo quando se fala em certas posturas do povão em geral podem ser direcionadas sem nenhum prejuízo a políticos, pastores, intelectuais em geral tanto da direita quanto da esquerda brasileira. Um dos últimos casos que se pode analisar para demonstrar a veracidade dessa afirmação é a aprovação da moção de repúdio aprovada pela câmara legislativa de Campinas. Numa sessão que mais se assemelhava a um espetáculo circense, pois palhaçadas de todo tipo não faltaram, vereadores que em seus nomes tinham acoplados o título de professor e pastor falaram abertamente e demonstraram que não são capazes de fazer uma simples interpretação de texto, pois as cinco ou seis linhas do texto de Simone de Bauvoir (que todos pronunciaram o nome errado) é muito simples de se compreender para quem cursou um Ensino Médio de qualidade mediana. Para quem se propõe a dar aula, como um professor, ou a fazer exegese de textos escritos a mais de dois mil anos e direcionar uma comunidade, como um pastor, era de se esperar um domínio ainda maior do que esse. Mas o que se viu tanto dos que defendiam quanto dos que acusavam o uso desse trecho foi um verdadeiro festival de equívocos e uma postura mais típica de torcida de futebol do que de debatedores.
No congresso nacional não foi muito diferente, Jair Bolsonaro comparou o texto aos casos de corrupção na Petrobrás (tudo a ver), considerando-o tão grave quanto ou até mais. Só se esqueceu de dizer que o seu partido é o que tem mais políticos apontados como beneficiários do esquema e, portanto, também parte do problema ao qual ele tanto diz combater. Marco Feliciano, por sua vez, também manifestou repulsa ao texto, com argumentos que um adolescente bem informado poderia rebater com prontidão. É estranho perceber que quem diz zelar pela família, pela ética, e pelos direitos dos “verdadeiros humanos” não acharem relevante que se trate da violência contra a mulher numa redação que atinge a tantos jovens. Será que essa família que eles dizem que defendem não se importam pelo fato de grandes cidades estarem tendo que criar vagões específicos para mulheres, para evitar o assédio? De que até hoje mulheres são mortas pelos companheiros e ex-companheiros que não aceitam a separação ou não acham que a mulher possa recomeçar sua vida com outra pessoa? Que ainda existam homens que consideram a mulher como um objeto e propriedade sua? Que esses homens frequentam igrejas e outros locais de cultos e podem ser pelo menos persuadidos a adotarem uma postura diferente e, por conta desse posicionamento retrógrado de líderes religiosos podem se sentir justificados e apoiados nesse comportamento violento?

Talvez isso seja pedir demais dos nossos representantes, que parecem estar mais preocupados em legislar sobre o corpo alheio do que realmente encarar os problemas e a corrupção em todos os aspectos dentro da sociedade, de seus partidos, suas igrejas e suas famílias. Por fim, todos são unânimes em dizer que o Brasil precisa de mais educação, mas ninguém acha que precisa de mais educação do que já tem. A educação é para o outro, e educar significa, para a maioria, fazer o outro começar a pensar igual a mim.

Comentários

  1. Texto muito lúcido! Num momento em que meu sentimento mais recorrente é a "vergonha alheia", uma reflexão mais profunda, distanciada do senso comum, faz-se urgentemente necessária!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Juliana. Vivemos tempos de esclarecimento por conta do "ruminar" de temas que antes não eram discutidos. Porém, também presenciamos a falta de argumentação consistente e o latente preconceito que ainda vigora em nossa sociedade.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que o diferente incomoda?

Vivemos em um mundo globalizado, nitidamente multicultural, multifacetado, onde diversas perspectivas e visões de mundo interagem o tempo todo. Convivemos o tempo todo com pessoas que possuem gostos, preferências, ideias, visões de mundo muito diferentes das nossas e muitas vezes até batemos no peito para enfatizar a “beleza” dessa diferença entre as pessoas. Mas será que esse discurso de exaltação da diferença é mesmo genuíno? A diferença é para nós o tempero que deixa a vida mais saborosa ou aquilo que justamente amarga as nossas bocas e nos tira o bom humor? Quando se pensa nas intermináveis guerras de torcida, acusações entre as igrejas e seus membros sobre qual seria a “mais verdadeira”, a que não “serve ao inimigo”, e outras alegações afins, nos partidos políticos que não se entendem e elevam suas divergências para além do bem da população pela qual deveriam zelar, além de outros tipos de preconceitos quanto ao gosto musical, estilo de se vestir, classe social, cor de pele, orie

Viver é caminhar no escuro

A vida não vem com um manual de instruções. Bem que gostaríamos que ela viesse, mas ela não vem. Por isso passamos boa parte de nossa existência pura e simplesmente tentando achar um sentido para direcionar as nossas forças e energias. Temos necessidade de verdades, de explicações que nos pareçam indubitáveis e confiáveis para guiar os nossos passos. No entanto, a vida parece sentir prazer em nos deixar sempre com uma certa desconfiança a respeito de tudo o que nos cerca e de todas as explicações que nos são apresentadas. Viver é caminhar no escuro, e cada explicação é uma lanterna que nos mostra uma possibilidade de sentido. Porém, cada lanterna possui uma coloração diferente e pinta o mundo que nos apresenta com nuances que não sabemos até que ponto refletem as características desse mundo ou da própria luz por ela emanada. A explicação não só desvenda a realidade, ela também a constrói a sua maneira e de acordo com a sua própria lógica. A lógica da explicação seria a mesma da rea

O animal e a linguagem

Aristóteles definiu o ser humano como um animal racional e dotado de linguagem. A questão de ser racional já foi amplamente explorada e mesmo utilizada para colocar a nossa espécie como superior ao resto dos animais, mas o segundo aspecto da definição aristotélica ainda é pouco considerado e não goza do mesmo grau de importância atribuído ao primeiro. Para o filósofo, a linguagem permite aos homens deliberar sobre o certo e o errado, o justo e o injusto. Desta forma, a linguagem permitiria aos seres racionais trocarem percepções entre si e construírem juntos um mundo comum que pudesse trazer o convívio harmônico e, com isso, a sociedade ideal. Infelizmente esse fator tão preponderante no ser humano não foi tratado com toda a seriedade com que se tratou a racionalidade durante todo o nosso progresso histórico. Se a racionalidade, aliada à técnica, construiu maravilhas e mesmo aberrações que ao mesmo tempo nos enchem de admiração e temor, com a linguagem parece que ainda estamos enga