Não nos viciamos apenas em drogas, jogos ou pessoas. Viciamos também em sensações. Principalmente em sensações. As sensações nos remetem a um sentimento de plenitude e satisfação, ou pelo menos afastam o mal estar, e isso por si só já nos causa um certo anestesiamento, um alívio para o desconforto de viver. Vício é tudo aquilo que não conseguimos deixar de fazer. O grande triunfo do vício é nos tirar a autonomia, a nossa capacidade de agir de acordo com nossas próprias escolhas, conscientemente. Para além dos diversos males que cada vício pode causar, este é o primeiro e o principal deles. Ele tira a nossa dignidade, nossa capacidade de agir conforme aquilo que conscientemente definimos para nós. Faz com que nos tornemos autômatos, agentes que só se direcionam com o intuito de sanar aquilo que o vício nos impõe. Vai minando pouco a pouco a nossa capacidade de decidir, e nos tornamos subalternos, incapazes de ter vontade própria. A busca daquela sensação primeira, aquela que nos t...
Comentários sobre temas cotidianos, não propriamente sob o ponto de vista filosófico, mas sob um viés mais crítico e reflexivo.
Ainda bem que diante de todas as amarras e prisões a qual nos colocamos,sempre existe um grito de liberdade que ecoa dentro de nós,e bem sabemos que para toda entrada sempre existe uma saída.Entramos em um jogo satisfatório onde cada um de nós buscamos nossos próprios interesses,seja por prazer ou pelo simples fato de achar que não tem nada a perder.Quando na verdade o que estamos deixando de lado é o nosso caráter e a essência de sermos nós mesmo.A grande receita para tudo isso,é uma grande pitada de amor próprio.
ResponderExcluir