Não nos viciamos apenas em drogas, jogos ou pessoas. Viciamos também em sensações. Principalmente em sensações. As sensações nos remetem a um sentimento de plenitude e satisfação, ou pelo menos afastam o mal estar, e isso por si só já nos causa um certo anestesiamento, um alívio para o desconforto de viver. Vício é tudo aquilo que não conseguimos deixar de fazer. O grande triunfo do vício é nos tirar a autonomia, a nossa capacidade de agir de acordo com nossas próprias escolhas, conscientemente. Para além dos diversos males que cada vício pode causar, este é o primeiro e o principal deles. Ele tira a nossa dignidade, nossa capacidade de agir conforme aquilo que conscientemente definimos para nós. Faz com que nos tornemos autômatos, agentes que só se direcionam com o intuito de sanar aquilo que o vício nos impõe. Vai minando pouco a pouco a nossa capacidade de decidir, e nos tornamos subalternos, incapazes de ter vontade própria. A busca daquela sensação primeira, aquela que nos t...
Comentários sobre temas cotidianos, não propriamente sob o ponto de vista filosófico, mas sob um viés mais crítico e reflexivo.
Parabéns, Zé! :)
ResponderExcluirValeu!!!
ExcluirAmei, realmente essa é a realidade!
ResponderExcluirAmei. ....Simplesmente Verdade!
ResponderExcluirE o que será que acontece quando se escolhe mergulhar neste "abismo profundo" que existe dentro de cada um de nós. Até quando suportaríamos a queda? Esse buraco tem fim? Augusto este texto é interessantíssimo e põe a gente pra pensar. Valeu!!!
ResponderExcluirÉ, Edson Ricardo, a queda no nosso próprio abismo pode não ser uma experiência que todos conseguiriam realizar numa boa, talvez por isso tanta gente busque refúgio nesses distratores variados que vemos em todo canto. Heidegger achava que o "desvelar do ser" era um processo constante e cada vez mais profundo, mas que não poderia ser acabado, acho que ele tinha razão, talvez não possamos chegar ao âmago de nós mesmos por mais que nos esforcemos. Mas uma vida na qual se foge de si mesmo e se pauta a própria existência com na opinião alheia e na forma como o outro te enxerga é uma vida inautêntica e absurda. Abração!!!
ExcluirBacana, gostei de seu artigo.
ResponderExcluirAbraços
Ivete
http://aprendacomanet.blogspot.com.br/
Obrigado, Ivete. Abração!!!
Excluir