Pular para o conteúdo principal

Tédio versus Admiração

A raiz do tédio é o enfado. Começa a entediar-se aquele para quem a vida se tornou óbvia, sem brilho e nem mistérios. Num mundo com tantas explicações e facilidades isso parece cada vez mais fácil de acontecer, as pessoas perdem o interesse por tudo com grande rapidez. A vida, as coisas, os relacionamentos, tudo se assemelha a um chiclete que em pouco tempo perde o açúcar e nos deixa com a sensação de estar mastigando uma borracha sem gosto para a qual logo procuramos um lugar para descartar.
A vida cada vez mais restrita e mesquinha favorece demais este sentimento tão prejudicial ao nosso desenvolvimento pessoal, social e mesmo cognitivo. Pessoal porque ao reduzir o mundo a um conjunto fechado de explicações e possibilidades não nos esforçamos para tornar a vida algo mais do que aquilo que ela nos apresenta, a transcender o que nos é dado e permanecemos na mesmice. Depois culpamos a existência pela nossa falta de iniciativa. Social porque impede que invistamos nas relações de maneira a construir algo melhor e duradouro, que enfrentemos as adversidades da convivência rumo a patamares mais elevados de convivência. Permanecemos egocêntricos e infantis, centrados somente em nosso mundinho pessoal, encolhendo-nos para evitarmos ocupar muito espaço e com isso favorecer com que nos pisem, da mesma forma como fazem os vermes que rastejam pelo chão. E cognitivo porque para aquele que o mundo deixou de ser misterioso não existem mais novidades, não existem dúvidas, não existe admiração. Quem não se admira não tem curiosidade. Quem não tem curiosidade não procura saber. Quem não procura saber não vive, só ocupa espaço e vegeta.
O efeito mais maléfico do tédio é o de justamente nos fazer perder a admiração pelas coisas, pelas pessoas, pela dinâmica das relações sociais em toda a sua amplitude. Entediar-se é rejeitar todo o esforço humano para construir sentido e beleza a tudo o que nos rodeia. É dar as costas a todo o legado construído pela humanidade através dos milênios e furtar-se à tarefa de dar continuidade a ela.
Quem sente tédio fechou os olhos para o mundo e para si mesmo. Um universo fora de nós e outro dentro, ainda pouco explorados e tão cheios de incógnitas a serem encaradas, sistematizadas, apreciadas... Tudo isso parece não ser mais do que a visão de uma parede branca para quem não se permite olhar com a devida atenção.
Quem perdeu o brilho do olhar se assemelha a um objeto antigo que vai ficando opaco e oxidado com o tempo. Quanto mais essa crosta vai se encalacrando em sua superfície, menos vivo o objeto parece. Para nós que tantas vezes nos fazemos realmente de objetos e também damos aos outros esse tipo de tratamento pode até mesmo parecer comum que muitos tenhamos esse fim, o de nos tornarmos embaçados e apagados por toda essas camadas que nos engessam.
Mas se é verdade que estamos no mundo para mais do que simplesmente ocuparmos espaço e perpetuar a espécie precisamos constantemente nos renovarmos e adquirirmos meios para sempre nos polirmos desta fina névoa que aos poucos sempre cisma em voltar a cair sobre nossas superfícies, até ir engrossando de tal modo a nos fazer paralisar diante da existência. E o primeiro cuidado que devemos ter é com os olhos. Quem tem a admiração nos olhos não envelhece, não se engessa, não perde o encanto para o eterno devir que o cerca.

Porém, para que essa admiração nunca se perca do nosso olhar não basta simplesmente cobrir os olhos. Há principalmente que se educar o olhar. A curiosidade sempre pronta para o espanto é o melhor colírio de todos, favorece a visão e protege contra a letargia do olhar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que o diferente incomoda?

Vivemos em um mundo globalizado, nitidamente multicultural, multifacetado, onde diversas perspectivas e visões de mundo interagem o tempo todo. Convivemos o tempo todo com pessoas que possuem gostos, preferências, ideias, visões de mundo muito diferentes das nossas e muitas vezes até batemos no peito para enfatizar a “beleza” dessa diferença entre as pessoas. Mas será que esse discurso de exaltação da diferença é mesmo genuíno? A diferença é para nós o tempero que deixa a vida mais saborosa ou aquilo que justamente amarga as nossas bocas e nos tira o bom humor? Quando se pensa nas intermináveis guerras de torcida, acusações entre as igrejas e seus membros sobre qual seria a “mais verdadeira”, a que não “serve ao inimigo”, e outras alegações afins, nos partidos políticos que não se entendem e elevam suas divergências para além do bem da população pela qual deveriam zelar, além de outros tipos de preconceitos quanto ao gosto musical, estilo de se vestir, classe social, cor de pele, orie

Viver é caminhar no escuro

A vida não vem com um manual de instruções. Bem que gostaríamos que ela viesse, mas ela não vem. Por isso passamos boa parte de nossa existência pura e simplesmente tentando achar um sentido para direcionar as nossas forças e energias. Temos necessidade de verdades, de explicações que nos pareçam indubitáveis e confiáveis para guiar os nossos passos. No entanto, a vida parece sentir prazer em nos deixar sempre com uma certa desconfiança a respeito de tudo o que nos cerca e de todas as explicações que nos são apresentadas. Viver é caminhar no escuro, e cada explicação é uma lanterna que nos mostra uma possibilidade de sentido. Porém, cada lanterna possui uma coloração diferente e pinta o mundo que nos apresenta com nuances que não sabemos até que ponto refletem as características desse mundo ou da própria luz por ela emanada. A explicação não só desvenda a realidade, ela também a constrói a sua maneira e de acordo com a sua própria lógica. A lógica da explicação seria a mesma da rea

O animal e a linguagem

Aristóteles definiu o ser humano como um animal racional e dotado de linguagem. A questão de ser racional já foi amplamente explorada e mesmo utilizada para colocar a nossa espécie como superior ao resto dos animais, mas o segundo aspecto da definição aristotélica ainda é pouco considerado e não goza do mesmo grau de importância atribuído ao primeiro. Para o filósofo, a linguagem permite aos homens deliberar sobre o certo e o errado, o justo e o injusto. Desta forma, a linguagem permitiria aos seres racionais trocarem percepções entre si e construírem juntos um mundo comum que pudesse trazer o convívio harmônico e, com isso, a sociedade ideal. Infelizmente esse fator tão preponderante no ser humano não foi tratado com toda a seriedade com que se tratou a racionalidade durante todo o nosso progresso histórico. Se a racionalidade, aliada à técnica, construiu maravilhas e mesmo aberrações que ao mesmo tempo nos enchem de admiração e temor, com a linguagem parece que ainda estamos enga